sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre ouvir e escutar



Ao Intrigar-me com uma situação onde a pessoa, falava falava falava e parecia me ouvir/escutar quando eu falava, só que não, decidi buscar textos que explicavam a diferença entre ouvir e escutar. Rapidamente explico meu entendimento do que li: ouvir é qualquer coisa que está acontecendo ao redor, ruídos que não damos atenção, algo rotineiro; diferente de escutar, que exige da pessoa foco, atenção, e digo mais, paciência, pois nem sempre há atenção necessária para escutar o próximo.


Bom, eu não vou negar que em muitas ocasiões “fechar” os ouvidos para algumas bobagens ditas faz parte, como também, com toda certeza, ouvidos já foram fechados para você, como sei que foram para mim (ai, que sensação ruim pensar nisso) pois é, passar por isso, quando se é despercebido, tudo bem (?) , ou seja, o tão lembrado ditado “o que os olhos não veem o coração não sente” sendo a máxima do negócio, sempre. Mas e quando o assunto é, vamos se dizer, sério, onde as partes pareciam estar em sintonia e se entendendo num contexto super legal pra caramba? Ser e Parecer sempre presentes.


Toda essa situação me colocou reflexiva sobre ouvir e escutar, tenho que confessar que não sabia que a diferença entre os dois era gritante, sobre mim, sobre outros, sobre comunicação...


COMUNICAÇÃO. Segundo o companheiro Aurélio, o dicionário, significa 1. Ato ou efeito de comunicar (-se). Claro, a própria palavra já diz tudo, mas, para este contexto, gostei do item 6. A capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas. Ou seja, a troca, sendo a palavra chave para uma boa conversa, uma boa troca de ideia. Não é? É sim, para tudo na vida, se não há troca, não há nada, trágico e simples assim. 


Sendo assim, voltando em torno da reflexão sobre mim e minha maneira de agir, parei para pensar se estou escutando o próximo como deveria realmente escutar, como profissional da área da comunicação que sou, eu estou levando a sério esse ato? Estou exercendo o significado da comunicação, a troca positiva, como deveria exercer? Sinceramente, agora, escrevendo este texto, não sei dizer, mas prestarei atenção nas minha atitudes, nas minhas relações. Status: Colocando em prática o vivendo e aprendendo, a vida de ser sendo em busca de sentidos positivos, a fim de evoluir, de melhorar, sempre.

Por fim, creio que várias coisas que acontecem comigo e com você são para causar a filosofia em torno de como agimos com o próximo e de como gostaríamos que o próximo agisse com a gente.


Diante dessas poucas palavras, só tenho a acrescentar: Vamos refletir?




Espera um pouquinho, antes de refletir vamos de música? A trilha sonora do post não poderia deixar de ser Haicai do Luiz Tatit, tudo a ver, deleitem-se!


“...Sofia! Sofia!
Não ouvia
E não havia
O que fizesse ela atender...”



Nenhum comentário:

Postar um comentário