sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ah, os filmes do gênero musical...


Há quem não goste de musicais e muito menos de filmes do gênero, afinal, tem gosto para tudo e cada um tem o seu. Inclusive, há quem ache um pouco esquisito o lance de, no meio da fala/cena, personagens chegar chegando e cantando e dançando...

Ah, mas, SIM, eu amo filmes de Musical #muitoamor

Não sou especialista e muito menos entendida do assunto, apenas gosto e canto e vou atrás das músicas. Tudo isso se enquadra a uma paixão, epifania.

Mas vamos direto ao assunto...


Confira abaixo a lista dos meus filmes do gênero musical favoritos:


Mary Poppins (1964)

Que eu me lembre, este foi o primeiro filme de musical que eu assisti. E foi por causa dele que pedi para o meu pai me levar à locadora para alugar mais fitas de musicais (achei vintage escrever "fita")...



Supercalifragilisticexpialidocious





A Noviça Rebelde (1965)

Definitivamente, depois de Marry Poppins, virei fã da Julie Andrews e, também, do filme A Noviça Rebelde. Seu enredo e suas canções geraram vários intertextos e paródias. Mais que um clássico, este musical é um fenômeno do gênero!






A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

E já que estamos falando de clássicos, eu não podia deixar de citar o A Fantástica Fábrica de Chocolate. Apesar de eu morrer de medo dos upalupas, eu adorava/adoro este filme e suas músicas. Gosto também da versão "atual" com o Johnny Depp, mas ainda assim prefiro o antigo, acho inclusive a primeira versão mais musical:





Hair (1979)

Tive a oportunidade de assistir a versão cênica e cinematográfica desta obra, que é uma mistura do objeto valor de liberdade com a imposição/obrigação militar da época (Guerra do Vietnã). Recomendo demais, até para quem não curte o gênero, o filme/musical é uma lição de vida. 






O que foi produzido no passado é lindo, divino, maravilhoso... Mas as produções, como tudo na vida, evoluem, seguem em frente. Vejamos:


Moulin Rouge (2001)

Da lista, este é o favorito. Ele surgiu numa época em que os musicais estavam meio esquecidos nas grandes produções cinematográficas. Eu me lembro que não pude assistir no cinema quando foi lançado, não tinha idade suficiente, mas assim que saiu nas locadoras eu assisti e foi muito, muito amor. Sim, sei cantar todas as músicas #confesso.





Mulan (1998)

Gosto muito das animações da Disney, e a maioria delas tem algum tipo de canção e humor. No caso de Mulan, isso não é diferente. Além do enredo belíssimo, todas as canções do filme são lindas e condiz com o contexto da história. Lindo, lindo!





Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Injustiça que leva à sede de vingança e à perversidade. Este filme mostra como um enredo cheio de canções pode ser, também, angustiante e de dar medo. Recomendo.





O Fantasma da Ópera (2004)

Canções e figurinos fantásticos. Este filme não teve o merecido destaque à época, mas ganhou, com certeza, os fãs do gênero, como eu.






Across the Universe (2007)

Atores jovens e bonitos numa vibe de liberdade e com trilha sonora dos Beatles. Não, este filme não tinha como dar errado. Tudo nele é bonito, já escrevi sobre ele no blog. Sim, está na minha lista de favoritos com certeza. Por favor, quem não assistiu, assista!







Os Miseráveis (2012)

Apesar de adorar o gênero, evitei assistir este filme, sei lá, tinha um certo receio. Resisti o quanto pude e no ano passado tomei coragem e o assisti... umas quatro vezes. O roteiro é bem amarradinho, apesar das várias passagens de tempo, e ele é todo, TODO cantado, até mesmo nas pequenas falas. Os prêmios recebidos e os três Oscar foram merecidos. Maravilhoso!





Selecionei nesta postagem dez filmes do gênero musical que me marcaram. Há outros que eu colocaria na lista, pelo fato da música fazer todo o sentido no enredo, mas por não se tratar de um musical propriamente dito eu os deixei de fora. São eles: Juno, Johnny e June, Piaf, Gonzaga - De pai para filho, Somos tão Jovens entre outros, muitos outros. 


Se você tem algum favorito desta lista ou outros filmes do gênero para citar, pode comentar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário