quinta-feira, 5 de maio de 2011

Grupo de estudos de Semiótica Barão de Mauá 2007 - lembranças


Marília, Marcela (Um ser sendo), Renata, Fiorin, Fabiane, Marilisa e Nataly (2007)



Já fazia um tempinho que não passava aqui, e detesto colocar a culpa na correria, falta de tempo e tals, mas, sim, isso é um fato, correria mode on.

Mas volto com um post saudosista.Quem me conhece sabe como eu gosto de uma nostalgia né?

Bom, com o início da pós eu revi a Naiá, professora de linguística dos tempos da graduação, e com a sua aula voltei a ouvir falar do Prof. José Luiz Fiorin e também da tão estudada semiótica Greimasiana de outrora, o que me fez lembrar dos tempos de grupo de estudos de semiótica. Sim, uma coisa puxa outra na memória. #Fato

O grupo surgiu sério, com a professora Fabiane Borsato à frente dos estudos, ela orientava nossas leituras, mas sempre deixando claro que ali ela não era professora, mas sim uma companheira de estudos de semiótica.

Como era o último ano da graduação da maioria dos integrantes do grupo (2007), ou seja, tempos de tcc, a Fabiane nos propôs analisar nossos objetos de estudo nas reuniões. Com isso, eu e a Marilisa levamos nosso "Teleco, o coelhinho" e cia de Murilo Rubião para o grupo, os outros integrantes fizeram o mesmo com seus objetos.

As análises, com o tempo, ganharam corpo. Sim, estávamos conseguindo utilizar a tal da semiótica, e com tudo caminhando bem no grupo a Fabiane nos incentivou a participar do miniENAPOL de Semiótica da FFLCH-USP em São Paulo.

E o medo em galerÊ?

Não querendo menosprezar nosso curso na Mauá, mas nós, reles mortais estudantes de Letras e também trabalhadores, e aprendizes, nos expondo para um monte de gente que só vive para estudar... tenso.

Tenso I.

... Por fim aceitamos, fechamos uma van e fomos, firmes e fortes e inseguros.
Tenho que confessar que nos receberam muito bem, a tensão foi ficando pra trás, vimos que ia ser legal.

Daí começaram as falas, e no fim delas os comentários super sinceros do Prof. Fiorin.

"Oh my Gosh", lembro de ter pensado.

Pensa num ser sendo em pânico, sim personas, eu, a Marilisa e o resto do grupo e até a Fabiane "vimos tochas" e a vontade de sair correndo era um objeto de valor concreto.

Mas ficamos, chegou nossa vez, grupo inteiro a postos no mesão, sala cheia, Fiorin e a galera master da semiótica na nossa frente.


Tenso II.

Enquanto apresentávamos nossas análises, percebemos uma movimentação na nossa frente, era o Prof. Fiorin saindo apressado, depois ficamos sabendo que ele tinha um compromisso ali mesmo no campus.


Tenho que confessar, acho que por todos do grupo, que sentimos certo alívio.

Após a apresentação abrimos nossa mesa para questões, deu tudo certo.

Ufaaaa... Depois disso a alma ficou até mais leve.

Ficamos o dia todo lá na USP, conversando, passeando. Fomos embora só após a janta.

Valeu muito a pena, tanto que no ano seguinte fomos convidados a voltar e voltamos.


Com certeza foi um fato que nos deu orgulho, superamos o medo, a tensão, mas o mais importante foi a união e o amadirecimento do Grupo durante esse processo.

Ai ai... Saudade viu.



Beijo de Um ser sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário