terça-feira, 14 de junho de 2011

Linguagens Midiáticas 2011: Módulo cinema




Fala personas...


Nesta postagem quero falar um pouco da experiência que tive no módulo de cinema da pós graduação, experiência nova apesar de ter uma amiga na área e compartilhar algumas informações, mas nada como exercer o fazer cinema (roteiro/ storyboard) na prática e ouvir teoria e curiosidades de especialistas no assunto.


Os professores do módulo foram Roberta e Glauco, e tenho que confessar que no primeiro dia, quando eles nos apresentaram a grade, fiquei passada de medo, quem me conhece sabe o quanto sou dramática, mas enfim, bora lá né, afinal de contas isso tinha que ser encarado.


Nas primeiras aulas com a Profa. Roberta tivemos o embasamento teórico de como é a estrutura de um roteiro, e para colocá-lo em prática a sala foi dividida em 3 partes, e os representantes do meu grupo foram: Maurício, Joyce, Flávia, Giselle e Leandro.


Para vocês terem noção de como nosso grupo estava entrosado, decidimos rapidamente que seria uma história macabra, dramática e com um cadinho de sangue também.


Nossa protagonista: uma criança de 8 anos que não envelhece e não morre chamada Ângela.


O enredo (resumo): Ela é adotada por pais totalmente desumanos, que são donos de um circo dos horrores. Ao chegar no novo lar, Ângela descobre que eles sabem o segredo de sua imortalidade e também que ela será a grande atração do circo. Depois de um ano se submetendo a essa humilhação, ela resolve se vingar dos pais fazendo deles a grande atração e os matando no picadeiro da mesma forma que eles faziam com ela. O nome do filme: O último ato.


Chocante né?


Mas voltando ao assunto das aulas, depois que elaboramos o roteiro, o Prof. Glauco entrou em ação para nos dar o embasamento sobre o que é e como se faz um storyboard, e com o mesmo grupo do roteiro elaboramos esse trabalho.


Tenho que confessar [2] que foi muito prazeroso, apesar de corrido, toda a execução do storyboard.


Em uma semana colocamos em prática tudo o que aprendemos, e para quem nunca tinha tido contato com a linguagem técnica de cinema, como foi o caso dos integrantes do nosso grupo, conseguimos finalizar o trabalho satisfatoriamente, e a tenebrosa Ângela tornou-se nosso orgulho sim senhor.


Toda a experiência adquirida nos quatro sábados do módulo foi positiva. Apesar do curto tempo, conseguimos assimilar, através da teoria e prática, a linguagem de cinema, ou seja, agora temos conhecimento/ capacidade para assistirmos um filme com outros olhos.


Em breve postaremos o storyboard no youtube e também estamos animados em continuar com uma animação. Aguardem.


Beijo de Um ser sendo.

Um comentário:

  1. Olá, como vai?

    Realmente foi uma experiência BEM marcante e para todos os que estão na Pós junto com você. E a história de seu grupo também foi muito legal, apesar de dar um pouco de medo e ser, como já disse, chocante.
    Todos nós estamos de parabéns, né?!

    ResponderExcluir